A brucelose é caracterizada por uma bactéria intracelular, que atinge o sistema reprodutivo dos animais. Ela causa, em grande parte das vezes, o aborto. No macho, os sintomas mais frequentes são as infecções generalizadas.
A doença se tornou, em vários países, alvo de vários programas de controle e erradicação, com vacinações ocorrendo em massa.
Todo esse esforço se dá em virtude das rígidas exigências do setor, que passou ao longo dos últimos anos a exigir, com veemência, a certificação dos rebanhos (CRLBT). É um requisito vindo sobre tudo dos países importadores. A certificação tornou-se, assim, um fator que agrega valor e credibilidade ao produto, pois a grande maioria só adquire os animais mediante deste documento. Conhecer, portanto, os procedimentos e mecanismos de controle para erradicar esta doença são imprescindíveis para profissionais e empreendedores que atuam nesta área.
A brucelose não tem cura, mas pode ser controlada preventivamente. O saneamento do rebanho é essencial.
Há muitos casos, porém, de programas de imunização que falharam por desconhecimento técnico de produtores rurais que não conseguiram criar um plano eficaz para combater a doença. O investimento em aprendizado e em programas voltados para este controle tem, a cada dia, provado que o investimento neles é mais viável do que um eventual prejuízo por conta da doença.
Veja maneiras de diagnosticar determinada doença e os métodos de prevenção. Clique aqui
Fonte: Biológico