Raça Hereford: produção e sustentabilidade

A Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) vem, há quatro anos, estudando raças britânicas, suas cruzas e zebuínas, observando eficiência alimentar, e fase de terminação para o abate.

Neste estudo, constatou que a raça Hereford se destacou, sendo muito eficaz em produzir carne, tanto a pasto quanto em confinamento. Tendo também eficiência bioeconômica, obtendo a melhor conversão e melhor consumo alimentar residual, hoje tão importante, num mundo que se preocupa, cada vez mais, com sustentabilidade, onde as pesquisas mostram que bovinos que apresentam menor consumo alimentar produzem quantidade menor de gás metano, nocivo à camada de ozônio. Juntamente com esta excelente conversão alimentar o Hereford ainda oferece rusticidade, fertilidade, longevidade e disposição, conhecido, mundialmente, como o especialista em eficiência.

“O Brasil, como principal fornecedor mundial de proteína animal, está se especializando em produzir mais com qualidade e eficiência. Possuímos os melhores sistemas de avaliação genética do mundo, aplicados a rebanhos extremamente grandes e isto nos confere uma posição de vantagem em relação a nossos concorrentes” diz o Gerente do Programa Carne Certificada Pampa, Guilherme Dias.

 A utilização de genética provada no cruzamento do Hereford, em animais zebuínos, e do Braford, em animais cruzados, permite utilizar heterose e complementaridade em programas de cruzamento que visam boa eficiência alimentar, maior produtividade com excelente qualidade de carne, evidenciado, principalmente, pelo marmoreio e maciez, atributos indispensáveis para fidelizar aquele que paga a conta, o consumidor. Um touro Hereford em uma vaca Nelore criam um dos mais eficientes e cobiçados produtos da indústria da carne.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

 



Atualizado em: 17 de outubro de 2011

Artigos Relacionados com Bovinos: