Ultrassonografia em felinos: quais os cuidados necessários?

Ultrassonografia em felinos

A ultrassonografia em felinos vem sendo mais procurada na rotina clínica, uma vez que a medicina do cuidado com gatos está em crescimento. O exame de imagem pode ser utilizado para diversas finalidades. Todavia, os felinos exigem algumas particularidades que devem ser conhecidas pelo veterinário para proporcionar o bem-estar durante o exame.

Durante este artigo vamos sanar suas dúvidas sobre o melhor comportamento, procurando explicar quais os desafios da ultrassonografia em felinos, quais cuidados são necessários e quais as indicações para o procedimento. Fique mais inteirado sobre o tema a partir de agora. Boa leitura!

Realizar ultrassonografia em gatos é mais complicada?

O exame ultrassonográfico nos felinos requer mais atenção e paciência. A espécie costuma ser mais exigente, sendo preciso que o médico veterinário realize uma abordagem diferente da que realizaria em um cão. Logo na preparação já é necessária uma manipulação específica.

O procedimento deve se iniciar com a raspagem dos pelos, tricotomia, com o animal deitado e de barriga para cima. Essa costuma ser uma posição de submissão que irrita os felinos, portanto pode ser preciso realizar a contenção física ou pedir a ajuda do tutor do animal para evitar que ele fique agressivo. 

Vale reforçar que a ultrassonografia é um exame não invasivo e não deve gerar dor ao animal. Em casos extremos em que o felino está muito agitado ou com presença de dor no local recomenda-se a contenção química para que não haja nenhuma pressão do aparelho em cima da pele. 

Outra dica para evitar o estresse do animal durante o exame é fazer o uso do aquecedor de gel. O produto que entra em contato com a pele é gelado e, em alguns casos, o animal fica tão nervoso que não deixa o veterinário passar o transdutor. 

É imprescindível levar em consideração os aspectos comportamentais dos gatos, que são bastante diferentes dos cães. A todo momento é fundamental que o médico veterinário crie um laço com o animal, proporcionando um ambiente agradável e o bem-estar do paciente. 

Indicações do exame ultrassonográfico 

Inicialmente, o exame ultrassonográfico era feito apenas durante as gestações. Entretanto, atualmente é um dos exames mais realizados na medicina veterinária sendo utilizado para avaliar todos os órgãos abdominais, sistema cardiovascular, ligamentos entre outros.

Normalmente a ultrassonografia em gatos é indicada quando o animal apresenta perda de peso sem causa aparente, sensibilidade abdominal, falta de apetite, abdômen inchado, dificuldade para urinar ou defecar, exame de sangue ou radiografias anormais, sensação de dor em um lugar específico, entre outros. 

Os felinos têm a habilidade de esconder a dor e os sinais clínicos de doenças, sendo esta uma característica da própria espécie, um resquício da sua vida selvagem. Por isso, a medicina preventiva pode ser proposta pelo médico veterinário com o objetivo de prevenir e não só tratar o problema quando ele já está instaurado. 

Porque adquirir conhecimento na medicina felina 

Vimos que os gatos apresentam diversas particularidades que podem afetar uma ultrassonografia. Isso ocorre porque a espécie tem características diferentes dos cachorros, apesar de também fazer parte dos pequenos animais. 

Diante de tantas diferenças, entender os diversos aspectos, principalmente os comportamentais, é crucial para o médico veterinário saber como lidar durante a ultrassonografia em felinos, aprendendo desde o preparo até a interpretação do resultado. 

Com o curso de Curso de Ultrassonografia em Pequenos Animais você estará apto a atuar nessa especialidade de maneira prática e intensiva, sabendo proporcionar o melhor atendimento a diferentes espécies. 

Se quiser aprofundar ainda mais nos felinos, passando por todas as suas especificidades, clique aqui e conheça também o Curso de Medicina de Felinos. 
Fontes: CPT Cursos Presenciais Youtube, Shop Veterinário, Vetmétodo, PELEGRINI, Lidianne Fernandes.



Atualizado em: 30 de junho de 2022

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: