Ultrassonografia ocular em pequenos animais

Ultrassonografia ocular
Ultrassonografia ocular

A ultrassonografia ocular é uma importante ferramenta para a oftalmologia veterinária, segmento que vem crescendo a ritmo constante. Aliás, é grande o número de profissionais buscando por especialização nesta área e também de tutores buscando este tipo de atendimento para seus pets.

Sabemos que é cada vez maior o número de animais de estimação no Brasil. O país tem a segunda maior população de cães e gatos, e está posicionado em quarto lugar com relação a população total de animais de estimação. Além disso, o cenário está muito diferente de tempos atrás. Quando os cuidados com os pets se limitava basicamente ao fornecimento de ração e banho. Certamente, os tutores estão mais preocupados com o bem-estar de seus companheiros.

A oftalmologia é considerada um importante ramo da medicina veterinária, e as afecções oculares em espécies domésticas ocorrem com frequência. Inegavelmente, a especialidade vem se desenvolvendo e acompanhando a evolução da oftalmologia médica e as exigências do mercado. Nesse sentido, a técnica de ultrassonografia ocular fornece informações essenciais para a prática da oftalmologia.

Durante a leitura deste artigo, você vai conhecer mais sobre esta ferramenta e o que o mercado tem para oferecer. Então, fique com a gente até o final e boa leitura!!

Doenças oculares em pequenos animais

A visão é um sentido essencial e os olhos são órgãos constituídos por tecidos nobres e altamente especializados. A ocorrência de oftalmopatias exige intervenções rápidas e adequadas que sejam capazes de evitar a dor nos pets. Além disso, impedir a automutilação, manter a pressão intraocular controlada e eliminar infecções.

As doenças oculares nos cães e gatos se manifestam em diferentes idades. Porém, algumas a exemplo da catarata, neoplasias oculares e degeneração de retina, são mais comuns na velhice. Salvo, as alterações congênitas como a dermoide ocular e a distiquíase que ocorrem com frequência em cães jovens.

Muitas doenças sistêmicas costumam se manifestar por meio de alterações oculares e apresentam certas peculiaridades no diagnóstico. Afinal, os animais não conseguem expressar se estão ou não enxergando bem. Abaixo falaremos um pouco mais sobre as doenças oculares observadas com maior frequência.

Glaucoma: Tem como principal característica o aumento da pressão ocular, a doença leva a degeneração de estruturas nervosas. Assim, o animal vai perdendo progressivamente a visão. Pets acometidos pela enfermidade costumam coçar os olhos com frequência, e podem apresentar tremor nas pálpebras.

Catarata: É o resultado de alterações nas lentes dos olhos, as mesmas ficam esbranquiçadas ao invés de cristalinas. Acomete animais de diversas idades e pode surgir em consequência da idade avançada ou mesmo por conta de fatores hereditários.

Olho seco: A ceratoconjuntivite seca, popularmente conhecida como “olho seco” ocorre quando a lágrima produzida é insuficiente ou apresenta características inadequadas.

Ceratite: É uma inflamação na córnea que em alguns casos pode estar associada a lesões, traumas, alterações nos cílios e pálpebras. Raças que possuem olhos mais expostos têm maiores chances de apresentar a doença.

Diagnóstico por meio da ultrassonografia ocular

A ultrassonografia ocular é uma forma diferenciada de diagnóstico, estamos falando da utilização de imagem para avaliar importantes estruturas intraoculares. Então, as informações auxiliam o médico veterinário a diagnosticar várias doenças e fazer a escolha acertada da conduta terapêutica. São muitas as recomendações para realização do exame em questão, entre elas para avaliar:

  • Conteúdo intraocular;
  • Opacidades do meio intraocular;
  • Diagnóstico de massas intraoculares e orbitárias;
  • Biometria das estruturas intraoculares e orbitárias;
  • Determinação do comprimento axial (para cálculos de lentes intraoculares).

A utilização do ultrassom permite avaliar estruturas intraoculares no momento em que os meios transparentes do olho encontram-se opacos. Considerada como uma técnica não invasiva, é realizada sem a utilização de anestésicos ou tranquilizantes. Outras vantagens identificadas pelo uso do ultrassom no diagnóstico de doenças oculares são:

  • Possui baixo custo;
  • Utilizado em larga escala;
  • Não utiliza radiação ionizante no animal;
  • Utiliza ondas de alta frequência (15 a 20 mhz);
  • Procedimento fácil de ser realizado (após aprendizagem da técnica).

Principais sinais de alterações oculares

Para alcançar bons resultados no tratamento é fundamental obter o diagnóstico de forma rápida e segura. Para que isso ocorra, os proprietários devem estar atentos aos sinais das doenças oculares. Assim, poderão fazer contato rápido com o médico veterinário. Os principais sinais são:

  • Animais com olhos avermelhados;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Secreção e coceiras;
  • Quedas frequentes;
  • Visão embaçada;
  • Olhos com aspecto seco;
  • Prurido nos olhos;
  • Sensibilidade exagerada à luz.

Capacitação constante

Sabemos que as doenças oculares podem ser causadas por diversos fatores. Para chegar ao diagnóstico e tratamento correto é fundamental que o profissional esteja capacitado. Assim, será possível obter ótimos resultados utilizando o ultrassom veterinário como aliado na clínica de pequenos animais.

Além de poder ser utilizado na ultrassonografia ocular, o ultrassom é considerado o equipamento mais utilizado para diagnosticar diversas enfermidades que acometem os pequenos animais.

Para finalizar muito bem este artigo, trouxemos uma dica muito boa pra você que fez a leitura até o final. Estão abertas as inscrições para a pós completa em diagnóstico por imagem em pequenos animais do nosso parceiro CPT – Cenva Pós-graduação. Um modelo totalmente diferente do que você já viu no mercado. A programação inclui aulas sobre:

  • Ultrassonografia ✓
  • Ressonância ✓
  • Tomografia ✓
  • Raio-X ✓

E se você esta procurando pelo modelo ideal de ultrassom para melhorar ainda mais os seus atendimentos, o Shop Veterinário tem tudo o que você precisa. Clique aqui e confira!

Fonte: Med Vep, Pet Love , Shop Veterinário e Pet Visão



Atualizado em: 11 de setembro de 2020

Artigos Relacionados com Sem categoria: