Condições necessárias para se obter sucesso na criação de ovinos

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

A criação de ovinos promete ser uma atividade pecuária das mais importantes,com grande potencial para investimentos no Brasil. Criadores criteriosos, usando técnicas adequadas, bons animais e as condições necessárias, podem obter ótimos lucros com esse tipo de criação.

Podem-se relacionar fatores a serem evitados, visando ao sucesso da atividade. Não basta o entusiasmo pela atividade, é necessário conhecimento técnico por parte do criador.

Principalmente a criação de ovinos, dentro da pecuária, exige certos critérios de rotina que vão garantir os bons resultados e o desempenho do trabalho.

Todas as fases da criação requerem certos cuidados para que seja feita uma administração adequada. Para isso, é necessária a ajuda de um profissional especializado, médico veterinário, zootecnista ou técnico agropecuário. Mesmo que o criador tenha amplos conhecimentos sobre o assunto, não se deve dispensar o auxílio desses profissionais.

A escolha de boas matrizes e de animais de raças especializadas é fundamental para se iniciar a criação de ovinos. Sem isso, o criador não terá o material necessário para uma produção de qualidade, obtendo assim, resultados menos satisfatórios ou mesmo, prejuízos.

A saúde dos animais escolhidos deve ser muito bem avaliada. Animais saudáveis produzirão mais e, consequentemente, trarão maiores lucros. Basta que uma unidade desses animais esteja com a saúde comprometida para que se contamine todo o plantel, gerando graves prejuízos ao criador.

O clima deve ser favorável à criação de ovinos, embora a maior parte das raças se adapte melhor a climas mais frios. A umidade do ar deve ser média.

A criação de ovinos, no Brasil, é feita tanto na região Sul, para a produção de lã, quanto no Norte e Nordeste, com ovinos deslanados, indicados para as regiões mais quentes.

Quando a região apresenta grande quantidade de chuvas, a produção de lã fica comprometida.

Esses animais necessitam de grande quantidade de água para sobreviver. Os animais adultos consomem, em média, de 3 a 4 litros de água por dia. Deve-se oferecer água de boa qualidade para garantir a qualidade de vida e de saúde dos animais.

A alimentação, outro fator importante nesse tipo de criação, deve ser feita com a ração, como a principal, caso os ovinos sejam confinados, ou como suplementação, se forem criados a pasto.

Diferentemente de outros ruminantes, no consumo de folhagens, os ovinos sobrevivem apenas com pastagens, e podem ser comercializados mesmo em época de aleitamento.

Fonte: Rural News

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Ovinos

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 9 de dezembro de 2011

Artigos Relacionados com Caprinos e ovinos: