Os cascos e as unhas dos caprinos também precisam de cuidados

As unhas dos caprinos possuem certa velocidade de crescimento para compensar o desgaste que sofrem devido ao atrito com o solo, pedras, entre outros. Os cascos se desgastam normalmente quando os animais são criados soltos, em regime semi-intensivo ou em pastoreio de percurso, uma vez que os animais andam mais.

Mas, quando os caprinos são criados em regime intensivo, em confinamento, sobre pisos de ripas de madeira, o crescimento dos cascos é maior e mais rápido se comparado ao desgaste. Com o alto crescimento os cascos se deformam, provocando desvios dos eixos dos membros, que consequentemente leva a defeitos graves nos aprumos.

Os animais que apresentam problemas nos cascos apresentam dificuldade para andar, sente dor, passa a se alimentar mal, envelhece mais rapidamente, entre outros. Os caprinos possuem uma estrutura anatômica muito complexa, quando as unhas crescem podem causar sérios problemas, sendo necessário apará-las o mais rápido possível. O ser animal deve ser contido para o corte do casco, usar uma tesoura especial.

                  

Fonte: www.ruralnews.com.br

 

BPF implementação e gestão.

Saiba quais sao as enfermidades transmitidas por alimentos.

Artigos Relacionados com Caprinos e ovinos: